Opiniões

Veja aqui o que estão falando sobre o livro Os Guarinís e a Rosa dos Ventos.

Os Guarinís e a Rosa dos Ventos de J. C. M. Oliveira Jr., é dessas obras que estão fazendo falta em nossas estantes. E me explico: grande parte da literatura dita juvenil que produziu verdadeiro boom no mercado editorial brasileiro nos últimos anos está voltada para problemas essencialmente urbanos, ou seja, versa sobre um mundo em que a grande aventura se resume à busca do próprio eu do leitor. Mas ser jovem, ou melhor, ser adolescente não é só descobrir o próprio mundo individual, mas também o mundo diferente, o mundo não urbano que se descortina além dos limites das cidades. Afinal, as aventuras de Marco Polo, Robinson Crusoé, Tarzan e Indiana Jones jamais se limitaram ao perímetro urbano, e talvez por isso mesmo ainda hoje exerçam tanto fascínio entre todas as faixas etárias.

Com esta obra, crianças a partir de 10 anos e adolescentes poderão realmente mergulhar no mato, com seus bichos, suas plantas e seus mistérios, e com eles aprender a entender aquele mundo, num lento e seguro processo que os levará a entender como este planeta se governa e, assim, disso tirar lições para a vida de cada um, pois só crescemos quando descobrimos que não somos o centro do mundo, mas sim uma pequena parte dele, a quem cabem algumas responsabilidades e deveres.

Após a leitura de Os Guarinís e a Rosa dos Ventos tenho certeza, crianças e adolescentes descobrirão esta verdade imprescindível ao seu crescimento interior: ninguém de nós veio a este mundo a passeio, pois cabe a cada um de nós não só preservá-lo, mas melhorá-lo para nós e nossos descendentes.”

José Milanez
Especialista em Literatura Brasileira, educador com mais de 40 anos de experiência, autor de obras didáticas e coordenador pedagógico do Sistema Maxi de Ensino.

” O livro explora um tema e um gênero de boa penetração no público infanto-juvenil, como leitura paradidática, de poucas obras boas no mercado. Ressalto também as dimensões ecológicas, folclóricas e humanas do tema, sem me esquecer do lazer, da linguagem e dos valores diversos que obras assim proporcionam.”

Joaquim Luís de Almeida
Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, autor, leitor crítico e corretor ortográfico de livro
s.

Deixe você também sua opinião!

4 Comentários

  1. out 7, 2011

    Simplesmente encantador! Adorei a história e viajei com os Guarinis nas aventuras… uma leitura agradável e ficou a vontade de que a história continue. Parabéns, amigo… ficou perfeito! Sucesso!

  2. set 21, 2011

    Adorei o livro!! Recomendo a todos! Muito legal!

  3. set 19, 2011

    O Livro é bem legal!!! Adorei!! Li em 4 dias. Conhecer mais sobre nosso Brasil foi muito bom, principalmente ver que nosso mitos as vezes podem ser até verdade!!! Recomendo a todos! Muito bom!!

  4. set 19, 2011

    A leitura nos leva a querer voltar aos tempos de criança e adolescente e vivenciar com os guarinís essa aventura e outras tantas que apenas guardamos em nossas mentes jovens.
    O livro de Oliveira Jr nos leva junto a participar de todo o encantamento de sua aventura.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>