Sinopse

No final do ano letivo todos estavam apurados com as provas finais e o Colégio Maria Quitéria decide realizar um concurso cujo prêmio era conhecer a Fazenda Ibiaça, no centro do Brasil. Para ganhar esse prêmio o aluno deveria tirar a melhor nota nas provas de história e geografia.

JJ um garoto apaixonado por história perde o Campeonato de Corrida de Canetas, mas ganha o prêmio. Na viagem ele conhece outros estudantes que logo ficam amigos e na entrada da Fazenda uma árvore no caminho os faz realizarem a primeira escolha, e assim Zacarias o mateiro da Fazenda leva todos por um caminho alternativo.

O contato direto com a natureza eleva a curiosidade de todos, mas fatos intrigantes acontecem revelando a eles que o mal pode ser sutil como uma brisa.

Assim os cinco amigos entram em uma aventura correndo contra o tempo, conhecendo pessoas interessantes e misteriosas, lugares incríveis e secretos, plantas e animais, protetores da floresta e outras criaturas que vivem nas matas do Brasil.

De uma maneira atual Os Guarinís e a Rosa dos Ventos trás uma envolvente história ao desconhecido e imenso mundo da fauna, flora e folclore brasileiro.